Serviços

O que é Posturologia?

A posturologia clínica é a ciência que estuda o equilíbrio do sistema tônico postural. É conceito da fisioterapia que permite uma recalibração e reprogramação postural globalmente. Capaz de abranger diversas áreas da medicina a Posturologia é uma nova visão, permitindo a compreensão clínica de causas e consequências dos desequilíbrios posturais. Através de uma criteriosa coleta de dados do histórico do paciente e de uma investigação física detalhada dos principais captores e reguladores da nossa postura, podemos concluir o que está alterando posturalmente nosso corpo. Analisar de uma maneira global, respeitando todos os princípios biomecânicos dos pes a cabeça.

 

Utilizamos em nossas avaliações e tratamentos a  Baropodometria,  Estabilometria,  Magnetoterapia,  fisioterapia  visual,  manipulações  e  mobilizações  articulares,  Laserterapia,  Palmilhas  posturais  mecânicas  e  Palmilhas  Polinizadoras  Lineares. Constatamos quem muitas vezes a medicina atual trata a consequência e não verdadeiramente a causa. Desde uma escoliose a uma artrose, a etiologia é “esquecida”, e é justamente na etiologia que a Posturologia se baseia afim corrigir a causa inicial, o captor desregulado que age de forma ascendente ou descendente no corpo.

 

Aos atletas de alta performance, a reprogramação postural e um dos grandes colaboradores dos seus bons resultados. Para um melhor desempenho desportivo a simetria do sistema tônico postural deve estar em harmônica. Perturbações estáticas buscam forças anormais que desencadeiam dores, inflamações, patologias. As solicitações do sistema plurimodal informam como as ações serão tratadas no sistema central ou periférico (circuitos longos e curtos) para estabilizar da melhor forma o corpo no espaço; em função das condições e de permitir movimentos coordenados estáveis, não devendo então separar a estática da dinâmica.

Indicação

A  Posturologia  é indicada a pessoas de todas as idades: crianças, adultos, idosos. Desde  atletas  profissionais e amadores a deficientes físicos (visuais, paraplégicos, amputados dos membros inferiores…). Técnica terapêutica preventiva e corretiva indicada a diversos tipos de  lesões  e  dores  osteomioarticulares, e desequilíbrios  posturais.

Como agem as palmilhas

Nossas  palmilhas  de  reprogramação  postural  são palmilhas polinizadoras lineares puras e mecânicas/Bourdiol. Possuem relevos de acordo com as suas especificações. O relevo central produz uma ação bioenergética reflexa. Formado por macromoléculas ferromagnéticas aquecidas sob forte campo energético que contém elementos que relaxam e/ou estimulam regiões do pé promovendo ajustes  posturais. O efeito da  palmilha  acontece até mesmo quando estamos sentados. Não trabalhamos com relevos acima de 3 mm, visto que os estímulos excessivos, além de incômodos, dificultam a terapêutica.

Indicação

Se não houver nenhuma restrição clínica, após a primeira avaliação o paciente poderá dar início ao tratamento. O tratamento é evolutivo, os estímulos são suaves para que não haja hipercorreção. Nos  atletas  precisamos analisar o nível de performance bem como os períodos de competições.

Calçados

As  palmilhas  são adaptadas a todos os tipos de calçados, inclusive sandálias de dedo, há restrição aos calçados de salto acima de 6 cm. O material é o mais confortável possível para evitar atrito e impacto excessivos, proporcionando melhor atividade micro circulatória e neural.

Período de tratamento

Em média o tratamento consiste de reavaliações periódicas (a cada dois meses), com tempo máximo de um ano, em certas exceções o tratamento é contínuo com reavaliação anual. O tratamento da  Posturologia  Clínica é considerado “independente” visto que o paciente é quem deverá fazer seus horários, a disciplina é fundamental.

Tipos de Serviços
Avaliação Postural
Teste da Pisada

baropodometriaIdentificação das alterações na marcha e nos pés através da plataforma de pressão plantar, baropodometria computadorizada. São realizadas quatro análises (estática bipodal, estática unipodal 3D, estabilometria e dinâmica). Utilizamos as quatro diferentes análises para que o resultado seja o mais fidedigno possível. Mais do que pisadas pronadas, supinadas e neutras existem pés que apresentam outras alterações como os pés mistos e duplo-componentes. Estes tipos de pés são adaptativos aos desequilíbrios posturais e só podem ser identificados quando realizados as diferentes análises. Nossos pacientes recebem o laudo, gráficos e imagens encontradas nas análises.

Reprogramação Postural
Tratamentos Fisioterapêuticos
Tratamento por tração-deflexão automática para problemas de coluna
Exame de Estabilometria Computadorida
Fisioterapia