15/05/2014

dorpeVocê sabia que a posição de conforto pode levar a outros desequilíbrios?

Uma tendinite de punho, decorrente de um movimento repetitivo, ou uma fascite plantar, iniciada por calçado inadequado, são dois exemplos de posições de conforto que podem gerar desequilíbrios no corpo. Infelizmente quem é leigo no assunto não sabe, mas tratar apenas o local  com aparelhos (Tens, Ultra-som, gelo…) pode ser insuficiente. Além de aumentar o tempo de recuperação, talvez os incômodos voltem. Isto porque apenas um fator foi identificado e corrigido. Portanto antes de qualquer procedimento o profissional deve investigar por qual motivo a mão, o pé, ou qualquer outra estrutura está dolorida, evitando assim que apenas uma parte do conjunto de fatores que levaram a instalação das dores e inflamações seja atendida.

Hoje sabemos que cerca de 90% das dores, se não houver trauma no local, aparecem como consequência de problemas em outra região. A fascite pode sim ser causada por um calçado inadequado, mas não veio sozinha. Só se instalou por ter outros fatores que somados ao calçado inadequado levou a instalação das dores. Estes fatores são os desequilíbrios mecânicos, gerados para o conforto do corpo.

Na Solla utilizamos os recursos da fisioterapia para um tratamento eficaz, não somente com aparelhos e cinesioterapia (alongamentos, fortalecimento…), mas com o principal recurso que temos: o corpo. Através de estímulos para uma auto cura, recuperamos e mantemos a saúde, respeitando os parâmetros de individualidade de cada um de nossos pacientes.

 

Posted in Blog by rfrasson